Os benefícios de um CRM para corretoras de seguros envolvem a essência da atividade.

Afinal, a corretagem sempre esteve baseada em entender as necessidades do cliente e ofertar seguros adequados a cada um.

Além disso, demanda por ajudá-lo na sua decisão.

Para isso, é preciso, por exemplo, lembrá-lo de renovações e fornecer orientações para que, de fato, ele esteja protegido.

Ou seja, estamos falando de uma atividade que, fundamentalmente, se resume pela perfeita gestão do relacionamento com o cliente.

Se o sucesso de uma corretora depende dessa excelência no bom relacionamento, como consequência, ele resulta do uso de um CRM. Mas afinal, o que é isso?

O que é um CRM?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, que podemos traduzir por “Gestão do relacionamento com o cliente”.

Assim, é a gestão de um conjunto de ferramentas e procedimentos que visam apoiar ações com o objetivo de garantir o melhor relacionamento com o cliente.

Ao mesmo tempo, a sigla também é usada para se referir ao sistema informatizado usado para gerenciar esses procedimentos e ações.

É um tipo de programa que, nos últimos anos, se tornou uma das ferramentas mais importantes para as empresas modernas.

Isso porque o cliente tem assumido um status cada vez mais importante para o sucesso de um negócio.

Sem uma boa administração das interações com ele, é quase impossível entregar uma boa experiência de compra e, desse modo, fidelizá-lo.

Como funciona a ferramenta?

Para uma perfeita compreensão sobre o tema, melhor do que nos alongarmos explicando o conceito é demonstrar como um sistema de CRM funciona.

Pois bem, tudo começa com o registro de cada contato efetuado com seus clientes e potenciais clientes.

Essas informações ficam armazenadas de forma organizada e muito mais segura do que se você utilizasse planilhas e outras aplicações.

Como esses dados estão registrados em um único banco de dados, é possível gerar uma série de relatórios, lembretes e, de modo geral, gerenciar cada passo do atendimento de cada um dos seus clientes.

Ao mesmo tempo, a ferramenta permite que você registre as etapas de seu processo comercial, como cotação, fechamento e envio de apólice.

Desse modo, é possível acompanhar a evolução de cada um dos clientes, de cada corretor — separadamente ou em conjunto.

Essa funcionalidade permite que você acompanhe a sua taxa de conversão e levante informações sobre o comportamento dos seus clientes.

Ou seja, estamos falando de um acompanhamento apurado do relacionamento. Isso envolve, principalmente, cada detalhe:

  • operacional: ações rotineiras do seu processo comercial, como contatos, envio de propostas, de apólices e acompanhamento de sinistros;
  • estratégico: informações sobre o comportamento dos clientes, indicadores de desempenho e análises detalhadas com base em informações disponibilizadas em tempo real.

Quais os benefícios de um CRM para corretoras de seguros?

Em decorrência desse controle mais apurado do relacionamento com o cliente, é óbvio que os benefícios são significativos.

Podemos citar alguns mais gerais. Dentre eles, temos:

  • segmentação por produto: você pode conferir detalhes de acordo com o que cada segurado se interessa (como seguro automotivo, vida ou residencial);
  • análise detalhada e sintética: por meio de apresentações em um painel de controle sintético ou relatórios específicos detalhados, é possível analisar o mercado, o relacionamento e o desempenho do negócio;
  • melhora do atendimento: gestão aperfeiçoada do relacionamento e da experiência do cliente;
  • melhora do índice de satisfação dos clientes;
  • registro das interações com os clientes;
  • automatização de processos do negócio;
  • aumento da quantidade de leads e dos resultados gerais.

Agora, vamos analisar 4 ganhos de forma um pouco mais detalhada.

Para isso, vamos começar com o mais fácil de observar, justamente porque é o que garante de forma mais objetiva o retorno sobre o seu investimento de tempo e recursos na implantação de um sistema de CRM.

1. Aumento de produtividade

Fazer mais com menos é o resultado mais comum da utilização de boas tecnologias.

Um bom exemplo no caso das corretoras relativo ao CRM se refere aos e-mails/SMS enviados para se comunicar com o segurado.

O sistema é capaz de centralizar o acesso a eles e efetuá-los em segundos, eliminando todo o trabalho improdutivo de uma atividade manual.

O mais interessante desse tipo de funcionalidade é que o ganho não está limitado ao tempo economizado, pois ele será utilizado pelo profissional para focar no atendimento.

Ou seja, no lugar de precisar se concentrar em uma tarefa maçante e burocrática, ele negociará e aumentará as vendas.

Dentre as funcionalidades que podem garantir maior produção, podemos destacar automatizações como:

  • ativação de envio de SMS;
  • aviso de Cotação de Seguro de Automóvel por e-mail;
  • confirmação de Contratação de Seguro;
  • felicitação por aniversário;
  • atualização de Posição de Sinistro;
  • atualização de Posição de Sinistro do Terceiro;
  • aviso de Recusa Definitiva de Proposta de Seguro;
  • aviso de vencimento de parcelas.

2. Automação

A automação não está limitada ao contato com o cliente. Imagine que, com um CRM integrado a um software de gestão para corretoras de seguros, tarefas como a geração de propostas, o recálculo de seguros e a transmissão de apólices ocorrem de forma automatizada.

Como todos os dados sobre o cliente e os contatos efetuados estão armazenados no mesmo banco de dados, é possível usá-los para preencher campos automaticamente no lugar de inseri-los manualmente.

Além do ganho de produtividade que citamos no tópico anterior, a diminuição de erros é significativa, pois, quanto mais vezes a mesma informação for digitada manualmente, maiores as chances de alguém cometer um erro.

E, como você bem sabe, um único número diferente em uma data de nascimento, por exemplo, no mínimo vai acarretar retrabalho e pode prejudicar a confiança que o cliente mantém na sua corretora.

3. Informações sobre o cliente

Quando falamos em fidelização do cliente, logo vem à cabeça aqueles cartões das lojas de varejo.

Mas conquistar a confiança e a preferência do público depende de muito mais que um simples cartão, por maiores as vantagens que ele ofereça.

O cliente se torna fiel, principalmente, porque se sente encantado com o atendimento e percebe vantagens para manter o relacionamento.

Pois bem, embora tenhamos mencionado que a produtividade seja o ganho mais fácil de mensurar, o benefício mais significativo é a fidelização.

A razão disso é que o sistema mantém informações mais precisas e fáceis de consultar sobre cada detalhe da jornada de compra do seu cliente.

Com elas disponíveis em tempo real e apresentadas em telas e relatórios bem elaborados, você entende melhor o cliente e observa onde estão os gargalos de atendimento.

Isso permite melhorar continuamente os seus processos e, em consequência, a satisfação do usuário do serviço, resultando em clientes mais fiéis e engajados.

Além de se manterem regulares, eles indicam mais os seus serviços e produtos.

4. Melhora do controle

A sua gestão também melhora significativamente com um melhor controle dos contatos, das comissões, dos sinistros e de vários outros detalhes que mencionamos no decorrer deste texto.

Mas os benefícios de um CRM para corretoras de seguros vão muito além do que podemos relacionar para você em uma postagem como esta.

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Fonte: TEx / CQCS