A Susep enviará, em breve, aos corretores de seguros um questionário que servirá como base para uma supervisão preventiva. A informação consta de comunicado divulgado pelo Ibracor (Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta), que encaminhará o mesmo questionário aos seus associados, mas com orientações para o adequado “exercício de suas atividades negociais”.

Segundo o texto do comunicado do Ibracor, as respostas serão de “uso exclusivo da autorreguladora e da Susep”. O Instituto informa ainda que, após detalhada análise, tais respostas “servirão de base para a definição de ações orientativas aos associados”.

O Ibracor destaca também que, com esse questionário, cumpre sua missão institucional de “realizar a Supervisão Preventiva sobre seus respectivos associados, orientando-lhes, adequadamente”.

O comunicado explica ainda que, nesse contexto, o Ibracor, atendendo a legislação em vigor, apresenta à Susep, anualmente, o seu Plano Anual de Supervisão Preventiva, focando nos “Dados Cadastrais” e nos “Registros e Arquivos”.

Para 2019, em sintonia com a Susep e seu novo modelo de supervisão, foi incluindo o tópico “Relacionamento Com Cliente”.

A autorreguladora esclarece que o novo questionário, já incluindo esse tópico, foi reformulado em conjunto com a autarquia.

Fonte: CQCS