Atuação conjunta impulsionará indústria de seguros

Parceria entre órgãos reguladores, seguradoras e corretores para desenvolvimento do setor é destacada pelo presidente da CNSeg

Para o presidente da CNSeg, Marco Antonio Rossi, o crescimento de cerca de 15% do setor reflete o trabalho realizado para que o mercado, cada dia mais presente na sociedade, possa cumprir seu papel de proteger seus segurados.

Ele reitera que diante do bom momento, a entidade trabalha em parceria com os órgãos reguladores e Fenacor, representada pelos corretores, com interação e distribuição cada vez mais eficiente para alcançar o consumidor final.

A atuação conjunta, na opinião de Rossi, também é importante para o potencial de mercado ainda existente no Brasil.

“Além disso, o consumo per capita ainda é muito baixo, o que mostra a oportunidade que temos junto ao corretor de fazer com que esse mercado possa ser ainda maior”, destacou, durante evento promovido pela entidade, no Rio de Janeiro, em dezembro, no qual também foram revelados os vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga.

Ele também menciona a necessidade de o setor atrair novos profissionais, e nesse sentido, reitera a parceria com a Escola Nacional de Seguros para a capacitação de novos entrantes e dos profissionais que já estão no mercado.

O presidente da CNSeg conclamou o mercado a divulgar de maneira mais abrangente a função social do setor e o que é devolvido aos segurados. Afora isso, Rossi frisou o compromisso da indústria de colaborar para a educação do consumidor, com produtos modernos e que correspondam às necessidades do segurado.

O superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, destaca que 2013 foi um ano produtivo ao mercado, especialmente pelas aprovações de normativos como a resolução que disciplina a venda de seguros via varejo, apontado por ele como potencial ponto de comercialização de seguros para a população de baixa renda, e  a resolução que autoriza a venda de seguros por meios remotos.

“Acredito que o normativo dará segurança necessária para que as empresas invistam de forma expressiva, facilitando a transparência dos meios de coberturas para o consumidor final, que poderá ter de sua casa acesso ao mercado de seguros”.

Premiação

Vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece projetos inovadores de desenvolvimento sustentável em seguros. A edição de 2013 contou com as inscrições de 58 projetos de seguradores, resseguradores e corretores.

Confira os trabalhos vencedores

Categoria Produtos e Serviços

1° lugar: Projeto Correios – Acesso mais fácil ao seguro DPVAT”, de Noé Vaz, Cassiano Guimarães e Vera Cataldo, da Seguradora Líder DPVAT

2° lugar: “Título de capitalização socioambiental”, de Renato Luiz Arena dos Santos, da Bradesco Capitalização