O índice de confiança e expectativa do setor de seguros (ICSS) teve crescimento no mês de maio, o resultado foi calculado de acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Fenacor. Entretanto, o índice de confiança e expectativas das seguradoras continuou em queda pelo quarto mês consecutivo.

Para o presidente do Clube dos Seguradores da Bahia e executivo da Previsul Seguros, Fausto Dórea, apesar destes índices projetarem uma tendência, a região nordeste conseguiu de destacar. “Nos últimos cinco anos conseguimos um aumento relevante no faturamento da região, alcançando um crescimento de 121%, desempenho que nenhuma região do país conseguiu.”

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a atividade de Seguros no Brasil cresceu 85%, enquanto no nordeste o avanço alcançou 121%, saindo de um faturamento de R$ 6 bilhões em 2009 para R$ 13.300 bilhões em 2013. A Bahia possui participação equivalente a 31% neste crescimento, e é o estado com maior faturamento da região.

“Tenho certeza que esta liderança deve-se a pujança de um mercado cheio de oportunidades, e principalmente o alto nível dos corretores baianos. Estou muito otimista a respeito do nosso crescimento e no avanço da região em comparação aos mercados considerados maduros. O nordeste é a bola da vez no mercado segurador brasileiro”, conclui Dórea.