Representantes do mercado de seguros baiano e de órgãos do governo da Bahia participaram na última quinta-feira (22/05) da audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. O Clube dos Seguradores da Bahia marcou presença através do seu vice-presidente, Paulo Roberto da Silva, que também participou do debate sobre o projeto de lei de autoria do deputado Fabrício Falcão (PC do B), que propõe disciplinar o funcionamento de estabelecimentos comerciais de desmonte de carros na Bahia.

De acordo com a proposta, o desmonte de veículo, a comercialização de autopeças usadas e recondicionadas deverão ser efetuadas, exclusivamente, por estabelecimentos credenciados junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Pela proposta, o desmonte de veículos somente poderá ser realizado mediante autorização prévia emitida pelo Detran, apresentando o número do contrato social da empresa, bem como a relação nominal de empregados e ajudantes.

Para o presidente do Clube dos Seguradores da Bahia e executivo da Previsul Seguros, Fausto Dórea, esse projeto de lei beneficiará a população em vários aspectos. “Com essa regulamentação, teremos a diminuição dos roubos de automóveis, e consequentemente a redução do preço do seguro. Além disso, serão criados novos pontos de trabalho, o que resultará em oportunidades de emprego”, afirma.

Segundo o deputado Fabrício Falcão, o destino da maior parte dos carros roubados continua sendo os desmanches ilegais, onde são retiradas as peças de maior procura para abastecer o mercado paralelo.

“Queremos criar mecanismos que dificultem e inibam a comercialização de peças e veículos oriundos de roubos e furtos. Boa parte dos veículos roubados ou furtados tem como destino este tipo de estabelecimento”, afirma.

Fabrício acredita que, se aprovada, a Lei vai modernizar a fiscalização da atividade e aperfeiçoar os procedimentos adotados na hora do desmanche e a venda de peças usadas.

Próxima atividade

O Clube dos Seguradores da Bahia realizará o seu próximo encontro com os associados no dia 22 de agosto, no Hotel Fiesta – Salvador/BA, a partir das 12h00, em mais edição do Almoço de Negócios. Os participantes contarão com a presença do presidente da Porto Seguro, Fábio Luchetti, que ministrará palestra exclusiva para o mercado de seguros baiano.

Fonte: É IDeia comunicação