bbO Bradesco, uma instituição reconhecida por valorizar os executivos da casa, vem apostando suas fichas em José Sergio Bordin. Nascido e criado em Maringá, no Paraná, região famosa pela fertilidade da terra roxa, ele deixou a tranquilidade do interior para seguir carreira no mercado financeiro. Passou a última década no comando de uma diretoria regional do banco e só saiu de lá para assumir desafios no grupo segurador, considerado um dos eixos da estratégia do banco.

“Te digo que fiquei assustado quando o presidente Rossi (Marco Antonio, que comanda o grupo Bradesco Seguros), me disse: Zé, eu e Trabuco (Luiz Carlos, presidente do banco) conversamos e queremos te convidar para assumir o comando da Bradesco Auto RE. Seu nome foi muito bem recebido pelo conselho”, contou Bordin ao blog Sonho Seguro. “Aos 44 anos, receber uma proposta para comandar uma seguradora com tantas oportunidades e que faz parte do eixo da estratégia do grupo Bradesco! Uma missão que enche qualquer executivo de orgulho”, diz, sem conter a satisfação que tem com seu dia-a-dia marcado pela agenda sempre lotada.

A Bradesco Auto RE é uma das quatro seguradoras que compõem o grupo Bradesco Seguros, formado pela Bradesco Previdência e Vida, Bradesco Saúde e Bradesco Capitalização. O grupo Bradesco Seguros fechou o primeiro semestre do ano com faturamento de R$ 30,2 bilhões, crescimento de 19,4% sobre igual período do ano anterior e é responsável por cerca de 30% do lucro do conglomerado e o maior grupo segurador do Brasil e da América Latina.

Bordin está há oito meses no comando da Bare, abreviação do nome Bradesco Auto RE. Sob sua tutela estão as operações de riscos patrimoniais, como automóvel, residência, empresas e transportes, bem como a coordenação dos contratos de resseguros. Trata-se de uma das maiores seguradoras em vários ramos, com faturamento de R$ 5,9 bilhões em 2014. Na divulgação mais recente dos resultados do segundo trimestre de 2015, a Bare obteve lucro líquido de R$ 238 milhões, 73,8% superior ao resultado apurado no trimestre anterior, em função do crescimento de 4,6% no faturamento, para R$ 1,4 bilhão; da queda de 3,9% no índice de sinistralidade; do resultado da redução das despesas operacionais; e do aumento no resultado patrimonial. Está presente em 40 dos 100 maiores grupos do País como seguradora de seus patrimônios. Em automóvel são mais de 1,7 milhão de veículos cobertos e 1,7 milhão de residências seguradas.

Assim como na sede do banco na Cidade de Deus, em Osasco, na Bare, instalada no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, o dia começa invariavelmente às 7 da manhã para todos os executivos. Ainda mais no ano tão importante como 2015. Ao contrário da economia brasileira, na seguradora o ritmo é frenético. O grupo é um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e prepara as comemorações de 20 anos da Árvore de Natal Bradesco Seguros, Enquanto isso, a equipe de São Paulo prepara a mudança para um dos prédios mais modernos da cidade em setembro, que concentrará todas as seguradoras do grupo em Alphaville.

Dentro da Bare os esforços estão concentrados em manter o crescimento das vendas e do lucro com a estratégia básica de criar novos produtos e serviços para os cliente já conquistados e avançar em novos segmentos e regiões. “Acreditamos no País e sabemos que o mercado de seguros vai continuar avançando pois há muito ainda para se fazer. Se crescermos um pouco mais em relação ao ano passado já estaremos satisfeitos”, informa.

Fora da companhia, as discussões são muitas. Desde ouvir as demandas dos corretores até articulações políticas para implementar melhorias para todo o setor por meio da FenSeg, a Federação Nacional das Seguradoras de Seguros Gerais. Uma das idéias que ganha corpo é o compartilhamento de alguns itens com a concorrência. “Os bancos já compartilham caixas eletrônicos, por exemplo. Em seguros também podemos compartilhar algumas operações e assim reduzir custos e ofertar um preço melhor aos segurados”, diz, afirmando que é um tema que está apenas começando a ser discutido no setor. Guinchos, por exemplo, é um item da pauta.

bradesco autoreAlém de temas relevantes dentro e fora da companhia, José Sérgio Bordin reserva um tempo para ouvir seu público interno. Participa de um almoço semanal com os funcionários de Auto/RE para trocar ideias e também marca presença na comemoração mensal com todos os aniversariantes do período. “Dessa vivência mais descontraída é que surgem atitudes que podem mudar tudo. Em uma seguradora, a qualidade humana da equipe é determinante para o bom atendimento dos clientes, dos corretores e dos fornecedores”, pontua.

Outro dia, as oito da noite, Bordin leu um email de um cliente que se dizia indignado com a demora do atendimento em um chamado de guincho. “Foi um depoimento que me emocionou, pois ele dizia que admirava o grupo, mas que tinha ficado chateado com o tratamento dado no momento em que precisava. Liguei para me desculpar e dizer que a opinião dele foi muito importante para mudar processos dentro da empresa, que se dedica a prestar o melhor atendimento ao seu cliente”, relatou.

E é exatamente aqui que está o foco do grupo: ser a primeira escolha do consumidor por ter um produto que atenda às suas necessidades e proporcionar a ele um atendimento diferenciado. O setor hoje tem produtos e atendimento semelhantes. Mas há uma tendência, apontada pelos principais experts das consultorias mundiais, de que se manterá no mercado aquele que souber usar a tecnologia para realmente encantar o cliente com ofertas inovadoras, produtos sob medida e disponíveis onde e quando o cliente quiser ser atendido.

“Hoje temos de atender a demanda de pessoas que nasceram em uma época em que ter casa própria, carro e aposentadoria estão entre as prioridades da vida. E temos essa nova geração que nasceu com o videogame na mão e é aberta a compartilhar casa, carro e bicicleta. Em comum, ambas vivem conectadas, com acesso a uma variedade incrível de ofertas. Se não tiverem uma boa experiência, vão embora. E nosso desafio é esse: mantê-los conosco”, comenta.

Tudo que se refere a seguros hoje remete a oportunidades e desafios. O mercado segurador cresce num ritmo acelerado de dois dígitos há uma década e mesmo assim ainda pode dobrar de tamanho para chegar a média mundial de 10% de penetração do Produto Interno Bruto (PIB). Além do potencial do país, Bordin tem a base de clientes do banco para conquistar. E que ficou ainda maior agora com a aquisição do HSBC anunciada recentemente.

Para dar uma dimensão do trabalho, apenas 5% da base de clientes do Bradesco tem seguro de carro com a seguradora do grupo. Considerando-se todos os produtos ofertados pelo braço segurador, esse percentual sobe para 10%. “Temos muito a conquistar e estamos trabalhando com afinco para elevarmos o consumo per capita de seguros no Brasil por meio de ofertas inovadoras a preços acessíveis”, conta.

bradesco rio 2016Bordin e sua equipe recebem munição do grupo, que tem investido pesado em tecnologia para fazer a melhor oferta aos clientes do banco e facilitar o dia a dia dos corretores, principal canal de vendas do grupo. Hoje, 60% da vendas de seguro de carro, por exemplo, vem dos corretores tradicionais e 40% da demanda das agências bancárias. “Temos muitas frentes de negócios que vão se desenvolver mais rapidamente agora que a reestruturação e integração da área comercial foi concluída e ampliou geograficamente a presença do grupo em regiões, nas quais ainda não tinha atuação relevante.”

O seguro de carro hoje representa cerca de 70% do faturamento da Bradesco Auto RE. A seguradora implantou um novo modelo de precificação, o que proporcionou mais competitividade e maior precisão no acompanhamento do resultado, comenta o executivo. Neste segmento, também, foi lançado o produto “Bradesco Auto Assistência Total”, que oferece a correntistas Bradesco serviços de Assistência Dia e Noite para o veículo e para a residência. Quanto ao seguro popular, Bordin aguarda a regulamentação das normas para uso de peças certificadas. “Esse tema está no radar da Bradesco”, reforçou.

A idéia é que outros produtos ganhem maior representatividade no mix, como residencial e empresarial. Recentemente a seguradora lançou um seguro residencial que pode ser comprador pelo celular em menos de 5 minutos “A venda é efetuada por meio de aplicativo disponível em smartphones e tabletes com sistema IOS. A simplicidade permitiu o lançamento deste produto, que tem tido uma excelente aceitação”, conta Almir Ximenes Filho, diretor da Auto RE. O produto, com custo mensal de R$ 9,90 e cobertura de até R$ 700 mil, registra vendas de 7 mil apólices mensais no terceiro mês do lançamento. O débito é feito em conta corrente e o seguro pode ser renovado automaticamente por até 5 anos. Atualmente, a Bare tem 1,3 milhão de residências seguradas em todos os produtos ofertados.

As pequenas e médias empresas também ganharam um novo pacote de serviços. Com limite de até R$ 1 milhão em cobertura, o produto está disponível para diversos segmentos da economia, como hotéis, empresas de informática, agências de viagens, escritórios de advocacia e consultórios médicos, com mais de 30 opções de coberturas.

Todas as frentes de negócios explicam porque, mesmo com um cenário econômico tão desafiador, com desemprego em alta, poder da população em queda, grave crise na indústria automobilítica e investimentos privados e estatais suspensos, o diretor-geral de Auto/RE da Bradesco Seguros segue firme sua meta de manter a companhia crescendo, tanto em vendas como em rentabilidade.

Fonte: Sonho Seguro