A Liberty Seguros foi a grande vencedora no anuário Valor Inovação na categoria seguros. No ranking setorial que contempla seguradoras e operadoras de saúde, a Amil aparece em primeiro, seguida por Liberty, São Francisco, BrasilPrev e Bradesco. O texto do Valor pode ser lido no portal do jornal, na aba Suplementos.

O blog Sonho Seguro foi conversar com a Liberty para conhecer mais como o grupo prioriza a inovação. Veja abaixo os principais trechos da entrevista Patrícia Chacon, diretora de marketing e estratégia:

Qual a linha estratégica de inovação do grupo?

A linha de inovação da Liberty Seguros é baseada em três pilares: Cultura, Pesquisa e Projetos. Para cada uma dessas vertentes, a seguradora desenvolveu iniciativas que visam engajar o público interno, fornecer subsídios para que as equipes possam trabalhar a inovação no dia a dia e conectar a empresa com o público externo, como clientes, startups, parceiros e instituições de ensino que possam agregar e fortalecer esse processo.

Como a cultura de inovação é trabalhada dentro da empresa?

Nos últimos anos, as ações de estímulo à cultura de inovação passaram a fazer parte, de forma perene, do nosso projeto organizacional. Dessa forma, conseguimos trazer a inovação para perto do colaborador, de uma maneira que possa ser aplicada no desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções.

Vocês lançaram recentemente um laboratório de inovação, não?

Sim. O nosso Laboratório de Inovação é conhecido como NAVE. Inaugurada o ano passada, na sede da empresa, a estrutura e as ofertas que compõem o espaço foram desenvolvidas sob as lentes de Design Thinking, visando gerar inspiração, colaboração e experimentação. A sala é estruturada para auxiliar no desenvolvimento de ideias em todas as suas etapas, desde a compreensão do contexto, do usuário e do mercado, até a prototipação interativa com o público. Tanto inovações disruptivas quanto melhorias incrementais têm a mesma importância para a empresa e ganham oportunidade de saírem do papel nesse espaço, além da expertise na mensuração de resultados que irá assegurar a solidez dos projetos.

E o Programa Acelera Minha Ideia?

A primeira edição da iniciativa foi lançada em 2015 para dar suporte ao funcionário, promover a integração, desenvolver e reconhecer ideias inovadoras para a empresa. Em 2017, o desafio teve como tema “Como tornar a Liberty Seguros a primeira escolha dos Corretores, Segurados e/ou Funcionários?”. A ideia vencedora começou a ser prototipada no início de 2018 e já está em fase de testes. Além disso, a Liberty Seguros aposta no seu movimento de inovação aberta, intitulado Liberty Open Colab, que visa potencializar e ampliar a capacidade interna de inovação, através da abertura a startups e instituições de ensino que trarão uma injeção de agilidade, tecnologia, conhecimento e savoir-faire lean ao nosso dia a dia.

Comente as principais conquistas nessa área.

As iniciativas citadas acima renderam bons frutos entre 2017 e 2018. Em 2017, O programa Acelera Minha Ideia contou com aproximadamente 25% dos funcionários inscritos. Foram nove ideias finalistas, cinco estão em desenvolvimento este ano, e a grande vencedora já foi prototipada e implantada. Trata-se de um sistema para resolução automática de problemas e processos que utiliza técnicas de inteligência artificial, atualmente aplicada no atendimento a clientes, identificando problemas recorrentes e ajudando a solucioná-los sem necessidade da intervenção humana. Na NAVE, foram mais de 60 ofertas em 2017 e mais de 100 programadas para 2018. Nesse ano, mais de 300 funcionários já participaram das iniciativas e utilizaram o espaço para desenvolvimento de ideias. Em relação ao Programa de Conexão com Startups, que faz parte das iniciativas de inovação aberta da empresa, em 2017, contamos com a participação de 86 startups, 10 finalistas e selecionamos quatro ganhadoras. Na edição 2018, vamos buscar startups que tragam soluções tecnológicas e ganhos em eficiência.

Quais os principais projetos que estão sendo desenvolvidos hoje?

Os principais projetos trabalhados em 2017 pela Liberty foram: o Direção em Conta, aplicativo que, por meio da telemetria, mapeia o comportamento dos usuários enquanto dirigem e gera descontos personalizados ao usuário; a Auto Vistoria, que permite que segurados avaliem os riscos ou defeitos de seus veículos por conta própria, por meio do app da Liberty; e o Next 5, estudo de tendências realizado pela seguradora que mapeia as mudanças de comportamento de consumidores pelos próximos 5 anos para desenvolver produtos e serviços que melhor atendam às suas necessidades.

Como a empresa estimula ou se insere na cadeia nacional de inovação e se participa das grandes cadeias globais de inovação?

Em relação ao estímulo da inovação em um âmbito nacional, a estratégia da Liberty Seguros se divide em duas frentes: a participação em eventos e comitês para discutir temas relacionados à Inovação (Comitê de Inovação da AMCHAM, Business Insights Group e Eventos Setoriais são alguns exemplos); e as iniciativas de inovação, como o patrocínio do Cesar Summer Job, criado em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) para jovens estudantes universitários desenvolverem um protótipo para o desafio proposto pela empresa, por meio de capacitação em inovação e “learn by doing”, e o Liberty CoLab, citado anteriormente. No âmbito mundial, a Liberty Brasil participa de um movimento global do grupo Liberty Mutual, o Foster Innovation Globally que tem como objetivo principal a troca de boas práticas entre as operações ao redor do globo.

Quais as estratégias adotadas para manter os projetos de pesquisa e desenvolvimento mesmo em um cenário tão adverso?

A Liberty Seguros investe em inovação como forma de encontrar novas formas de fazer negócio, otimizar processos, garantir resultados positivos e antever oportunidades de mercado. A Aliro Seguro, por exemplo, é uma inovação em termos de produto, criada em conjunto com nossos corretores e pesquisas de mercado para permitir acesso a clientes em momentos de adversidade, com a mesma qualidade e expertise da Liberty.

Sua empresa já utiliza internet das coisas?

Sim, desde 2015, com o Direção em Conta. Atualmente, novos projetos estão sendo desenvolvidos seguindo tendências de IoT, no entanto, ainda não podemos divulgá-los.

Qual o impacto da adoção dessa tecnologia?

O uso da Internet das Coisas resulta em um aumento da eficiência em nossos processos internos e está cada vez mais presente em pontos de contato com os nossos clientes, como no caso do Direção em Conta, que, após analisar a forma que os condutores dirigem, permite à Liberty oferecer uma precificação justa, além de incentivar a direção segura. A LIA, novo chatbot da Liberty Seguros oferece serviços de assistência 24 horas, como abertura de solicitação de guincho, solicitação de conserto no local do sinistro, envio de localização via chat e retorno do atendimento por telefone em caso de perda de conexão.

Como ela tem contribuído para elevar a produtividade nos processos?

As contribuições variam de acordo com a aplicação de cada solução, mas no caso da LIA, por exemplo, ganhamos agilidade na resolução de problemas menores e economizamos horas dos nossos analistas. No caso do Direção em Conta, conseguimos mapear novos perfis de usuários e gerar insights, além de oferecer precificação personalizada.

Como isso se reflete em produtos finais e serviços?

Com uma precificação mais assertiva, a Liberty Seguros poderá oferecer produtos mais flexíveis e customizados conforme o comportamento de cada segurado, atendendo com excelência os desejos e necessidades dos clientes.

Quais parcerias estratégicas com fornecedores de soluções tecnológicas facilitam a adoção dessa tecnologia?

A Liberty Seguros aposta no seu movimento de inovação aberta, intitulado Liberty Open Colab, que visa potencializar e ampliar a capacidade interna de inovação, através da abertura a startups e instituições de ensino que trarão uma injeção de agilidade, tecnologia, conhecimento e savoir-faire lean ao nosso dia a dia.

E as principais barreiras enfrentadas para sua execução?

A mudança de mindset e a construção da cultura de inovação dentro da companhia são fruto de um trabalho de longo prazo. A Liberty Seguros acredita que, ao longo dos anos, como fortalecimento dessa cultura dentro da empresa e o desenvolvimento de iniciativas e soluções voltadas para a inovação, as barreiras ficarão cada vez menores.

Fonte: Denise Bueno / Sonho Seguro