No dia 27 de fevereiro, o  Presidente do Sincor-BA, Wanderson Nascimento, marcou presença na palestra “Excesso de Judicialização e o STJ”, realizada pela Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Apresentada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sebastião Reis Júnior, o evento contou ainda com a participação do Presidente do SindSeg BA/SE/TO, João Giuseppe Esmeraldo, do Presidente da EMAB, Desembargador Jatahy Fonseca, dentre outras autoridades, entidades e profissionais do Direito.

De acordo com Nascimento, o encontro foi proveitoso. “O Ministro Sebastião trouxe para Salvador algumas experiências do Judiciário paulista onde ele diminuiu o número de habeas corpus e liminares, dando mais tranquilidade para o Supremo Tribunal julgar as causas que merecem maior atenção”, afirmou.

Nascimento acredita que a judicialização em excesso é, antes de tudo, um entrave social e que solucionar essa questão significa trazer benefícios para o estado. “No momento em que a seguradoras tiverem menos liminares e o Judiciário entender que, às vezes, beneficiar uma pessoa significa prejudicar toda uma sociedade, todos sairão ganhando”, disse.

Com a presença do Presidente da EMAB, Desembargador Jatahy Fonseca, foi aberta a oportunidade de diálogo entre os sindicatos e os magistrados baianos a fim de que sejam revistos determinados procedimentos adotados pelo poder Judiciário do estado, visando com isso dinamizar a atividade seguradora na Bahia.

Fonte: Sincor-BA