A Superintendência de Seguros Privados (Susep) vai editar norma visando a regulamentar as assessorias de seguros. O compromisso foi firmado pela diretoria da autarquia em conversas com lideranças do mercado. “É uma excelente notícia, que esperávamos há muito tempo”, comemora o presidente da Associação das Assessorias de Seguros do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ), Olivio Américo, que participou de reuniões no órgão regulador para tratar do assunto e que agradece o empenho do presidente licenciado da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), deputado Armando Vergílio, para que esse objetivo fosse alcançado. “A atuação dele nas reuniões com a Susep foi decisiva”, acrescenta.
A promessa feita pela Susep surgiu após três encontros entre Olívio Américo, Armando Vergílio, outras lideranças do setor e dirigentes da autarquia. No primeiro momento, a maior preocupação era referente aos possíveis efeitos da Resolução 297/13, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que regulamenta a figura do agente e que fazia referência em apenas um artigo às assessorias de seguros.
Olívio Américo explica que, pela interpretação inicial da própria Susep, os donos de assessorias não poderiam mais comercializar apólices de seguros, o que provocou um rebuliço no mercado, uma vez que boa parte desses empresários é formada por corretores em plena atividade. “Conseguimos reverter esse quadro, com a retirada da referência às assessorias na Resolução 297/13 e com o compromisso da Susep de aprovar nova norma, regulamentando a nossa atividade”, observa o presidente da Aconseg-RJ.
Olívio Américo, que foi reeleito há dois meses, pretende marcar a nova gestão com a realização de inúmeros encontros com personalidades do mercado para discutir temas de interesse das assessorias de seguros, além de oferecer às associadas diferentes cursos. “Teremos muitas novidades em breve”, promete o presidente da Aconseg-RJ.
Ele acredita que os donos de assessorias devem aproveitar esses eventos com os seguradores para consolidarem a boa imagem desse segmento, que já responde por mais de 85% da produção total do mercado do Rio de Janeiro, na carteira de automóveis.
Na avaliação de Olívio Américo, é fundamental também que seja aumentada a participação das assessorias, através dos seus corretores de seguros, em outros ramos de seguros importantes, como o residencial, por exemplo. “Hoje, apenas 3% desses negócios passam pelas assessorias. É hora de mudar esse quadro”, enfatiza.
Atualmente, a Aconseg-RJ congrega mais de 30 assessorias, às quais estão cadastrados cerca de 7 mil corretores de seguros, o equivalente a 70% do número de profissionais em atividade no Rio de Janeiro.
Fonte: Segs