Cinco perguntas sobre inovação para Raphael de Carvalho, presidente da MetLife Brasil

Quais as tendências dentro do tema Inovação para o seguro de vida?

Em nossa companhia, a inovação foi incluída entre os pilares de gestão. Damos mais atenção às novas tecnologias e às tendências de comportamento do consumidor para proporcionar melhores experiências aos corretores e clientes, ajudando a modernizar o mercado de seguros no Brasil. O brasileiro vem se mostrando mais preocupado em investir em coberturas que possam ser aproveitadas ao longo da vida, complementando a tradicional, para casos de morte e apostamos nisso. Em 2017, no comparativo com o ano anterior, as vendas dessas coberturas complementares cresceram mais de 50% na MetLife. Esse é um indicativo de que o cliente está mais consciente sobre a necessidade de proteger a qualidade e seu padrão de vida, além dos bens que vai deixar para seus dependentes.

O grupo já usa startups em algum ciclo do processo, do operacional até o atendimento ao cliente final?

A MetLife está em busca de startups para participar do programa MetLife Digital Accelerator powered by Techstars. O programa global de inovação, que teve inscrições até abril passado, selecionará 10 startups focadas no desenvolvimento de tecnologias disruptivas para o mercado de seguros e que se proponham a ajudar a companhia a oferecer soluções digitais capazes de gerar experiências diferenciadas para os clientes.

E como são aceleradas?

As aprovadas na seleção irão para o Campus Global de Tecnologia da MetLife, em Cary, na Carolina do Norte (EUA), para passar por um processo intensivo de aceleração e desenvolvimento de seus projetos, com duração de 13 semanas.
Em paralelo ao programa MetLife Digital Accelerator powered by Techstars, a MetLife anunciou a criação do fundo de investimento MetLife Digital Ventures, de US$ 100 milhões. O fundo investirá diretamente em empresas que estão desenvolvendo e vendendo tecnologia de interesse para clientes da MetLife.

A tecnologia já traz ganhos para a captação de clientes?

Sim, sobretudo para facilitar a vida no corretor na hora de se relacionar com o cliente. Pensando nisso, trabalhamos em parceria com um grupo de corretores em 2017 e construímos uma nova versão do Portal do Corretor. A plataforma 100% online assegura facilidade e agilidade desde o momento da venda até a administração dos contratos, tudo integrado e acessível por smartphone, computador e/ou notebook.
As novidades do Portal do Corretor e outros investimentos em digitalização têm sido prioridade para a MetLife desde 2016 e continuam sendo em 2018. Ao lado da simplificação, essa foi escolhida como principal avenida para a empresa se adaptar a um mundo em constante mudança e seguir prosperando.

Quais as novidades para este ano?

Em termos de inovação, a maior novidade é o programa global e algumas ações que estamos realizando por aqui em termos de sistema, por exemplo. Recentemente ampliamos nossa atuação digital no processo de sinistro com o objetivo de reduzir o tempo médio de pagamento e garantir tranquilidade aos nossos clientes e beneficiários.